Crash - Estranhos Prazeres é baseado em um livro de mesmo nome do autor britânico J.G. Ballard, que foi criticado por sua descrição detalhada de acidentes de carros e a atração sexual que eles despertam. O filme retrata uma série de personagens que são fascinados com acidentes automobilísticos, inclusive um casal de amantes (James Spader e Holly Hunter) que se envolvem em um relacionamento obsessivo depois de sofrerem um acidente juntos.

A violência é abordada de maneira intensa no filme, que apresenta uma série de cenas gráficas de acidentes e ferimentos. As cenas de sexo são igualmente explícitas e controversas, deixando claro que o prazer sexual dos personagens está diretamente ligado à dor física que eles sentem em decorrência de seus acidentes.

O elenco do filme também inclui outros personagens interessantes, como Vaughan (interpretado por Elias Koteas), um homem obcecado com artefatos de acidentes, e Gabrielle (interpretada por Rosanna Arquette), uma mulher que é atraída pela cultura de acidentes após ter sido ferida gravemente em um deles.

A cinematografia e trilha sonora são outros aspectos notáveis do filme. Cronenberg usa uma paleta de cores escura e fria para retratar a paisagem urbana de Toronto, além de imagens em preto e branco de acidentes automobilísticos e paisagens industriais. A trilha sonora apresenta canções de artistas como Nine Inch Nails e David Bowie, que adicionam um tom sombrio e atmosférico ao filme.

Crash - Estranhos Prazeres foi recebido com críticas mistas na época de seu lançamento, embora tenha sido elogiado por sua coragem em explorar temas tabu. O filme ganhou o Prêmio Especial do Júri no Festival de Cannes e recebeu indicações ao Oscar por Melhor Editagem e Melhor Diretor.

No entanto, o filme também foi condenado por várias organizações por sua exploração da violência e sexualidade. Em 1997, Crash - Estranhos Prazeres foi incluído na lista dos 20 filmes mais controversos de todos os tempos pelo British Film Institute (BFI), e até hoje é lembrado como um exemplo de filme ousado e provocativo.

Em conclusão, Crash - Estranhos Prazeres é um filme polêmico e impactante que reflete a visão do diretor David Cronenberg sobre sexualidade e violência. Apesar de suas cenas gráficas e temas controversos, o filme continua sendo uma obra cultuada e influente na cultura pop.